quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Menstruação

Oi meus anjinhos!

Bom, hoje viemos falar sobre menstruação.

Tem hora marcada para a menstruação chegar?

Não. Tem umas meninas que menstruam mais cedo, e outras mais tarde. Ocorre por volta dos 12/13 anos na maioria das meninas, mas talvez a sua venha um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde. Mais é sempre bom consultar um médico especialista que vai poder tirar suas dúvidas.

O que é cólica?

É muito desconfortável ficar sentindo cólica, não é? Mas vá ao médico e peça um medicamento alivie a dor. Vamos ler um pouco sobre a cólica?

Dismenorréia é o termo usado pelos médicos para designar a cólica menstrual, um problema ginecológico que afeta metade das mulheres em idade fértil. A palavra, de origem grega, significa menstruação difícil. Existem dois tipos de cólica menstrual: a dismenorréia primária e a secundária. Em 80% dos casos a cólica menstrual está associada à dismenorréia primária e se manifesta um a dois anos após a primeira menstruação.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DAS DISMENORRÉIAS 
Além da dor, que pode ser intensa, também podem ocorrer os seguintes desconfortos: 
náusea
diarréia
vômito
dor na região lombar e do sacro, com irradiação para as coxas
fadiga 
nervosismo
tontura
dor de cabeça (cefaléia)
desmaio ou síncope (esta ocorrência, em particular, é bem rara)

Por que existem meninas que sofrem muito de cólica e outras que quase nem sentem?

Bom, isso depende da pessoa. Eu por exemplo, sinto bastante cólica. Mas depois que fui ao ginecologista, ele me passou um medicamento e tenho que tomar toda vez que ''desce'' para mim. Se você sente muita cólica, vá ao médico e converse com ele.

Ginecologista?

É o médico que cuida das mulheres. Inclusive de menstruação.
Consulte sempre seu médico, peça exames, converse com ele, tudo pela sua saúde e bem-estar.

Gravidez

Pois é. Meninas, vocês devem tomar muito cuidado com isso. Se for ter relação sexual com alguém e ainda não estiver preparada para engravidar, use camisinha, se proteja. E não esqueça de falar tudo com seu ginecologista.

Minha menstruação está atrasada. O que faço? Devo me preocupar?

Bom, não custa nada falar com um médico especialista no assunto. Algumas vezes sua menstruação pode atrasar, porém fique sempre ''por dentro'' do que acontece com o seu corpo, para ver se não tem nada de errado com você.

Minha menstruação é desregulada.

Menstruação desregulada é algo normal para algumas pessoas, porém consulte um ginecologista e ele te ajudará. Afinal, ter a menstruação regulada é bem melhor não é?

Menstruação: Palavra Wikipédia


Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, através da vagina, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Geralmente ocorre 14 dias após a ovulação.
O folículo ovariano em desenvolvimento, comandado pela glândula hipófise, produz os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona, que promovem o desenvolvimento endometrial próprio para gestação. Porém, o ovócito não sendo fecundado, ocorre a involução do corpo lúteo, e, consequentemente, queda brusca dos hormônios ovarianos produzidos por ele. Esta queda da concentração hormonal causa a degeneração e necrose do tecido endometrial, que era estimulado pela ação destes hormônios. O ovócito não fecundado se degenera, e sai com muco uterino (ou endométrio), sangue e hormônios.
Em condições normais, e não havendo nada que impeça os ciclos femininos, este fenômeno ocorre, em média, de 28 em 28 dias, e tem uma duração de 3 a 6 dias. A perda de sangue gira em torno de 50 ml (com variação de 20 a 50 ml).
menarca (primeira menstruação)não tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos é normal (a partir dos 18 anos pode ser indício de doença).

Clique aqui para ler mais sobre a Menstruação

Como funciona o ciclo menstrual?


O ciclo menstrual existe para a reprodução da espécie, que para a mulher vai dos 12 aos 49 anos, em média. O processo se inicia no hipotálamo, um setor cerebral que regula as glândulas e as emoções. Ele libera hormônios que fazem com que a hipófise produza hormônios estimuladores glandulares, um deles para o ovário, onde milhões de óvulos estão armazenados em formas imaturas nos folículos. Com esse estímulo, vários desses folículos começam um processo de amadurecimento que produz os hormônios chamados estrogênios, que têm várias ações no corpo feminino.
Eles promovem o crescimento das mamas, depósitos de gorduras e crescimento de pelos em lugares específicos, e especialmente o crescimento de camadas no endométrio, a membrana que recobre a cavidade uterina. 14 dias depois, o hipotálamo reconhece o trabalho do ovário e libera outro hormônio, que faz com que o folículo mais amadurecido se rompa e libere o óvulo, pronto para se encontrar com um espermatozoide e gerar uma nova vida, que vai se aninhar e nutrir-se das camadas do endométrio. Nessa fase o ovário produz o hormônio progesterona. Se a fecundação não acontece, 14 dias depois esse endométrio é expelido, para ser novamente reconstituído no ciclo seguinte.
A fase fértil da mulher se calcula através do dia da ovulação, que em mulheres com ciclos regulares de 28 dias se dá no 14º dia do ciclo, contado do primeiro dia da menstruação. Calculado esse dia, dá-se uma margem de segurança, podendo ser contado do dia 9 ao dia 18 do ciclo.
No mês que vem falaremos mais sobre esse assunto. Em um post, acrescentaremos dicas e mais curiosidades sobre menstruação.
Meninas, se vocês tiverem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe nos comentários e eu responderei. 
Pode tirar a dúvida! =)

Beijão!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Pedimos que você deixe sua opinião sincera sobre a postagem. Se tiver criticas, faça, desde que seja com respeito. Também aceitamos elogios, pedidos de postagem, e tudo mais.
Todos os comentários são respondidos, porém aqueles que não foram feitos com respeito, serão excluídos.