segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Filmes - Natal



Olá princesas!

Hoje selecionei alguns filmes de Natal que vocês podem assistir em família, e o melhor: Acompanhado de pipoca e refrigerante (ou Starbucks)! Ah, e de chocolate! (Hum, que delicia ♥).



1 - Do Céu Caiu uma Estrela (It’s a Wonderful Life, 1946) de Frank Capra
Este é talvez o melhor filme de Frank Capra, o melhor exemplo do cinema sentimental de Capra. Baseado na história “The Greatest Gift” de Philip Van Doren Stern, Capra conseguiu transmitir de forma simples e eficaz uma mensagem universal, de como um homem normal consegue transformar a vida dos que o rodeiam. Acompanhamos a vida de George Bailey (James Stewart), desde a sua infância, de um homem que tenta ajudar todos, nunca ajudando-se a si próprio. Por causa disso perdeu muitas oportunidades na vida, mas uma coisa é certa, em compensação a vida deu-lhe algo muito valioso, Amigos! No final do filme, Bailey irá perceber isso. O filme passa-se todo nesta pequena cidade e consegue que o público se afeiçoe a estas personagens “mágicas” e fascinantes. É um filme com excelentes interpretações, desde o elenco secundário ao principal e de grandes emoções. Ninguém ficará indiferente depois de ver esta obra magistral do cinema americano do pós-guerra. Nomeado para 5 Óscares (Melhor Actor, Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Imagem e Melhor Som) este será para sempre o clássico natalício, um filme de culto. Frank Capra nunca mais fez um filme assim.

2 - O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993) de Henry Selick
Um marco no cinema de animação, este é um dos grandes filmes de Tim Burton, que escreveu o argumento. Um filme sombrio, com um estilo gótico e negro, mas cheio de música, aliás, é um musical! As músicas, melancólicas, são ainda hoje adoradas e ouvidas em todo o mundo. Na minha opinião é o melhor trabalho de Danny Elfman. A original ideia de juntar as duas épocas festivas, o Halloween e o Natal, na mesma historia é brilhante. O resultado final é compensador e não é um filme restrito aos mais novos, é obrigatório para todos, com uma boa lição de moral e com o verdadeiro espirito natalício.

3 - Feliz Natal (Joyeux Noël, 2005) de Christian Carion
O realizador francês Carion tem apenas três longas-metragens realizadas e todas elas marcam de certa forma o cinema. “Feliz Natal” foi um “feliz” regresso, quatro anos depois do belo e poético “Une hirondelle a fait le printemps” (2001). Baseado numa história verídica este é talvez, deste meu Top 5 de filmes de Natal, o único filme realista sobre o Natal, sem fantasias e magias à volta. É verdadeiro, sentimental, frio. Um filme passado nas trincheiras, durante a 1ª Grande Guerra, mais especificamente no Natal de 1914. A premissa de que uma guerra paralisa para dois dias de paz durante o Natal, é arrepiante. Alemães sessão fogo por dois dias com os franceses e  os ingleses para enterrar os mortos. Mas acabam por passar esses dois dias a festejar, a jogar, a cantar todos em conjunto, no espaço intitulado de “ninguém” - isto aconteceu mesmo. Com uma belíssima banda sonora, esta é uma bela história, com uma mensagem positiva de paz.

4 - Grinch (How the Grinch Stole Christmas, 2000) de Ron Howard
Este é o filme ideal para toda a família, divertido e criativo, apesar de se basear bastante no clássico conto de natal “A Christmas Carol”, de Charles Dickens. Todo aquele mundo mágico habitado por anões com cara de ratos, parece-se muito com o filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate” de Tim BurtonJim Carrey, irreconhecível naquele corpo verde e peludo, desempenha aqui uma das suas melhores interpretações. Grinch é excêntrico, teimoso e ciumento, ou seja, é um pouco de Jim Carrey e um pouco de Mr.Scrooge. “Grinch” é assim um filme que reflecte bastante sobre a importância da família, principalmente no Natal, uma época em que não queremos de todo passar sozinho. Ganhou o Óscar de Melhor Caracterização, em 2001.

5 – SOS Fantasmas (Scrooged, 1988) de Richard Donner
Não é propriamente um dos melhores filmes em que o ator Bill Murray protagoniza, mas não deixa de ser um filme hilariante e com um espirito natalício bem presente. Como podemos ver pelo nome do filme, “Scrooged”, faz-nos lembrar o velho Mr.Scrooge, do “Conto de Natal”, de Charles Dickens. Com banda sonora de Danny Elfman, este divertido filme apresenta-nos uma adaptação moderna desse clássico da literatura de Dickens, com ligeiras mudanças na história.

Estes filmes são os meus preferidos.
Lembrando que retirei este conteúdo do site http://www.cinema7arte.com/site/?p=3760
Beijos, e um feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!
Pedimos que você deixe sua opinião sincera sobre a postagem. Se tiver criticas, faça, desde que seja com respeito. Também aceitamos elogios, pedidos de postagem, e tudo mais.
Todos os comentários são respondidos, porém aqueles que não foram feitos com respeito, serão excluídos.